Durante o 39º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil foi realizada a reunião preparatória para a contagem nacional e mundial do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) em 2015. A equipe do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa participará, ajudando na contagem no Paraná.

 

A contagem reunirá pesquisadores que trabalham com a espécie no Brasil, Paraguai e Argentina e com outras espécies de psitacídeos. A soma de esforços permitirá à comunidade científica ter uma boa noção da população ainda existente dessa preocupante espécie ameaçada, além de contemplar uma das ações do Plano Nacional de Conservação dos Papagaio da Mata Atlântica.

O papagaio-de-peito-roxo é uma espécie ameaçada, considerada em perigo pela IUCN (International Union for Conservation of Nature – União Internacional para a Conservação da Natureza). Sua distribuição encontra-se fragmentada, ocorre na Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentino.