Evento contará com a participação de especialistas do Brasil e exterior e destaca-se pela quantidade e qualidade de estudos científicos a serem apresentados.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está se preparando para receber, entre 04 e 07 de novembro, docentes e pesquisadores que atuam na área da ornitologia e conservação da natureza, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Medicina Veterinária, de cursos de pós-graduação na área de ciências biológicas, ecologia, meio ambiente, zoologia, botânica e áreas afins. No período, vai ocorrer o XX Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO), que está com inscrições abertas, e nesta edição traz o tema “A conservação das aves em ambientes modificados: um desafio sem fronteiras”. As atividades acontecem no Centro de Eventos, Campus I da UPF.

Mais de 300 participantes já estão inscritos ao evento, que tem como objetivos debater a problemática dessas espécies em ambientes alterados pelas atividades humanas, e buscar, com o conhecimento e a experiência dos profissionais atuantes na área de conservação do meio ambiente, caminhos e alternativas para uma convivência mais harmônica entre a agricultura e a preservação da rica biodiversidade das aves brasileiras. Sendo o principal evento científico que congrega especialistas dedicados ao estudo das aves silvestres, o Congresso contribui para o desenvolvimento dessa área da ciência e para a difusão de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores.De acordo com um dos coordenadores, professor Dr. Jaime Martinez, um dos destaques da programação é a apresentação dos trabalhos. “A comissão científica recebeu mais de 300 inscritos e selecionou 262 estudos de alto nível para apresentações orais e em forma de pôster”, informa.  A equipe do papagaio estará lá e apresentará dois trabalhos, um oralmente e outro em forma de painel.

Programação e inscrições
A programação do XX CBO é composta por diversas atividades, tais como, minicursos, painéis, palestras, seminários e mesas-redondas. Palestrantes de diversas instituições de ensino de todo o Brasil e de países como Estados Unidos e Paraguai estarão presentes como convidados.

As inscrições para participar continuam abertas e são divididas nas seguintes categorias: estudantes de graduação sócios Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) ou Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ); estudantes de graduação UPF; estudantes de graduação não sócios da SBO ou da SBZ; estudantes de pós-graduação sócios da SBO ou da SBZ; estudantes de pós-graduação UPF; estudantes de pós-graduação não sócios da SBO ou da SBZ; profissionais sócios da SBO ou da SBZ e profissionais não sócios da SBO ou da SBZ. O valor da inscrição varia de acordo com a categoria que o participante se inscrever, com preço especial para os estudantes da UPF. Já o investimento para os minicursos é de R$ 60,00. Os mesmos serão oferecidos mediante adesão de, no mínimo, 30 inscritos.

As inscrições podem ser feitas pelo site da UPF, www.upf.br, link Eventos e Cursos e pelo site do evento, www.upf.br/xxcbo. O XX Congresso Brasileiro de Ornitologia é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ornitologia, com realização da UPF por meio do Instituto de Ciências Biológicas, da Associação Amigos do Meio Ambiente e do Projeto Charão (AMA/UPF).