Esse ano aconteceu 10° censo anual do papagaio-de-cara-roxa no litoral do Paraná, realizado pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. Tivemos a participação de 25 pessoas sendo, em grande maioria, voluntários do projeto!

O censo registrou um número abaixo do esperado, foram contados 4.141 indivíduos em 7 dormitórios amostrados, bem inferior ao ano passado quando registramos uma população de 6.412 indivíduos nos mesmos dormitórios amostrados. Como verificado no último ano, os maiores registros foram nos dormitórios da Ilha do Pinheiro (Parque Nacional do Superagui) Ilha Rasa (APA de Guaraqueçaba), Ilha do Mel (Estação Ecológica) e Ilha da Cotinga (Reserva Indígena).

São vários os fatores que podem influenciar um registro abaixo do esperado, entre eles, as condições de temperatura e umidade, pois dependendo das condições, os papagaios não retornam aos dormitórios coletivos. Esse ano as condições meteorológicas afetaram muito as contagens, nos dias de campo as condições modificaram-se drasticamente, com chuvas, ventos fortes e temperaturas baixas.

Apesar desse incidente, todos os integrantes realizaram as contagens da melhor forma possível e estão de parabéns pela dedicação e trabalho realizado. As fotos mostram o esforço da equipe e a beleza da região!

[nggallery id=4]