O projeto do papagaio-de-cara-roxa recebeu no ultimo mês a visita de Natália Prado Lopez Paz, responsável pela Unidade de Gestão de Programas do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio, em uma visita técnica orientada pela coordenadora do projeto na SPVS, Elenise Sipinski.

Durante a visita, Natália e a equipe do projeto foram recebidos na Capitania dos Portos em Paranaguá pela Tenente Renata Brockett Giacomitti para uma conversa com o  Capitão-de-Mar-e-Guerra e Capitão dos Portos do Paraná Francisco Dantas de Almeida Filho. Além disso, Natália teve a oportunidade de ver a revoada dos papagaios-de-cara-roxa na Ilha do Pinheiro, conhecer o principal sítio reprodutivo da espécie, o Parque Nacional do Superagui, onde foi recebida pela Analista do ICMBio, Guadalupe Vivekananda, conhecer as comunidades de Barbado e Bertioga, onde são realizadas ações de educação ambiental pelo projeto e acompanhar o monitoramento de filhotes na Ilha Rasa. No ultimo dia de visita, e equipe, juntamente com o coordenador de projetos Ricardo Miranda de Britez visitou as Reservas da SPVS.

 

Funbio / Projeto TFCA

O Funbio é uma associação privada civil sem fins lucrativos que mobiliza recursos e oferece serviços em prol da conservação da biodiversidade. Essa instituição apoia o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa em suas ações de monitoramento e instalação de ninhos artificiais, censo anual da população de papagaios, prospecção de áreas de ocorrência da espécie, educação ambiental e sensibilização dos moradores e visitantes da área de entorno do Parque Nacional de Superagui através do projeto TFCA, que recebe os recursos do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos regido pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA), e o qual visa a troca de dívidas contraídas por países junto aos Estados Unidos por investimentos  na conservação e no uso sustentável das florestas, em áreas com remanescentes dos biomas Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga.

[nggallery id=16]