Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa

O papagaio-de-cara-roxa, nome científico Amazona brasiliensis, é uma ave da família dos pscitacídeos. Vive em bandos nas florestas, preferindo as ilhas, para repouso e reprodução. Costuma formar casais que se mantêm unidos durante um longo tempo e, muitas vezes, por toda a vida. Quando está em vôo, a voz do papagaio-de-cara-roxa é inconfundível: ele emite agradáveis sons de “kli-kli; kra-kra”, comportamento repetido por todo o bando. As principais ameaças à espécie são a destruição do seu ambiente, a floresta, e a retirada dos filhotes da natureza para o tráfico de animais.

O papagaio-de-cara-roxa só existe na Floresta Atlântica, no trecho que vai do litoral sul de São Paulo ao litoral norte de Santa Catarina, sendo sua população total estimada em 8 mil indivíduos. A maior parte – cerca de 6 mil aves – vive no litoral do Paraná. A área onde ocorre o papagaio-de-cara-roxa é um local muito especial, que abriga uma alta diversidade de fauna e flora. A região também integra a maior porção contínua da Floresta Atlântica do Brasil, um dos mais importantes e ameaçados biomas de todo o mundo.

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa é desenvolvido, desde 1998, pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. O projeto realiza pesquisa e monitoramento das populações de papagaios, e é responsável pela construção e instalação de ninhos artificiais, com o propósito de facilitar a reprodução da espécie. Também são realizadas atividades de Educação Ambiental, junto aos professores do ensino fundamental do Município de Guaraqueçaba e visitantes da região; de incentivo ao ecoturismo e a meliponicultura. Trabalha em parceria com instituições do terceiro setor, governamentais e universidades.  Todas as ações realizadas estão de acordo com o Plano Estadual de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa (IAP, 2009) e o Plano de Ação Nacional dos Papagaios da Mata Atlântica (ICMBio, 2011).

 

Contatos:

 

Elenise Sipinski  – Coordenadora do Projeto

email: tise@spvs.org.br

 

Maria Cecília Abbud – Técnica do Projeto

email: papagaio@spvs.org.br

 

Rafael Meirelles Sezerban – Técnico do Projeto

email: rafael.s@spvs.org.br

 

 


Plano Estadual
Para o Plano de ação dos papagaios
da mata atlântica